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8 de junho de 2018

Você sabe o que é DDA? Tire suas dúvidas!

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Antes de optar pela adesão ou cancelamento do Débito Direto Autorizado, saiba mais sobre essa modalidade de pagamento:

1)      O que é o DDA?

O Débito Direto Autorizado (DDA) foi um serviço criado por bancos e instituições financeiras para facilitar o pagamento de boletos de cobrança. Através do DDA, os clientes podem fazer o controle de suas contas mensais de forma eletrônica, sem a necessidade de impressão dos boletos.

2)      Quais contas podem ser pagas via DDA?

Todas as cobranças feitas por meio de boletos bancários, tais como condomínio, plano de saúde, cartão de crédito, escola. Tributos e serviços públicos, como água e luz, ainda não estão disponíveis para pagamento na modalidade DDA.

Os boletos eletrônicos gerados podem ser consultados através do autoatendimento do seu banco, geralmente no Internet Banking ou aplicativo em dispositivos móveis. Você pode visualizar contas não apenas de seu banco, mas também de todos os outros que adotaram o pagamento DDA. Porém, após o vencimento da conta, o boleto só poderá ser pago no banco responsável por aquele boleto.

3)      Qual a diferença entre DDA e Débito Automático?

No DDA, somente ocorre a apresentação eletrônica do boleto de cobrança, devendo ser autorizado o pagamento, boleto por boleto (atenção: se o pagamento não for autorizado, ele não será pago). Já no Débito Automático, o cliente autoriza o débito em conta de determinado boleto automaticamente. Para se ter uma ideia de como as operações são distintas, o usuário pode, inclusive, combinar o DDA (indicação de cobrança) com o Débito Automático (pagamento efetivo).

4)      Como aderir ou desabilitar o DDA?

Para aderir ao Débito Direto Autorizado é preciso acessar o Internet Banking e selecionar a opção DDA dentro do menu de “Pagamento”. Você deve escolher a conta de depósito e seguir as instruções em tela.

Caso não deseje mais receber seus boletos via DDA, a maioria dos bancos já permite o descadastramento pelo próprio usuário, através do Internet Banking. Em caso de dúvidas, procure o seu banco.

O serviço pode ser habilitado e desabilitado a qualquer momento e sem custo.