Revisão da taxa de juros real para cálculo dos benefícios dos planos CD e CV

22/01/2020

A Eletros estabelece, anualmente, com base na sua Política de Investimento e estudos técnicos, a taxa de juros real a ser utilizada no cálculo da revisão dos benefícios pagos aos assistidos (aposentados e pensionistas). Esta taxa reflete as condições do cenário econômico da época e as perspectivas, a longo prazo, de retorno dos investimentos.

No ano de 2019, os estudos técnicos apontaram para uma taxa de juros real menor do que a de 5,25% que vinha sendo praticada. Desta forma, após aprovação pelo Conselho Deliberativo da Eletros – CDE, a Fundação adotou para seus planos de benefícios nas modalidades CD e CV o valor de 4,80% ao ano.

A decisão de adequar a taxa de juros real à tendência do mercado para o longo prazo teve como objetivo assegurar a preservação do patrimônio individual dos assistidos. Sob o ponto de vista econômico, manter a taxa de juros real de 5,25% ao ano não era sustentável diante da realidade do mercado financeiro e da economia brasileira.

Cabe reforçar que a taxa de juros real não é determinada pela variação da taxa Selic fixada pelo Banco Central (juros nominal de curto prazo) ou pela taxa de remuneração da caderneta de poupança, mas, sim, pela estratégia de investimentos adotada pela Entidade, mediante a realização de estudos de aderência específicos conforme previsto na legislação vigente.

A Eletros reitera o compromisso e a responsabilidade na administração dos seus planos, colocando a segurança do patrimônio de seus participantes sempre em primeiro lugar.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento com Participante pelo NOVO NÚMERO (21) 3900-9848 ou envie um e-mail para atendimento@eletros.com.br.