37ª Edição Congresso Abrapp

28/09/2016

A ELETROS esteve presente na 37ª edição do maior Congresso sobre Previdência Complementar Fechada da América Latina que ocorreu em Florianópolis – Santa Catarina, de 12 a 14 de setembro, e abordou o tema: “Previdência Complementar um novo projeto para o país”.

A ideia desse encontro foi fomentar a discussão sobre a necessidade das Fundações assumirem o papel de protagonistas para incentivar a expansão e o fortalecimento do setor e reforçar que a Previdência Complementar Fechada é a solução para o país.

Foram convidadas para integrar a mesa de palestrantes na 37ª edição do congresso, as gerentes da ELETROS das áreas de Gestão de Riscos e Compliance, Adriana Barreto, e de Gestão de Relacionamento com Participante, Karla Maia.

Adriana Barreto realizou no dia 13/09, às 11h40, uma excelente a apresentação técnica sobre o “Aprimoramento da Governança nas EFPCs”, juntamente com outros dois palestrantes, Adriana de Carvalho e Carlos Alexandre; os três compõem a Comissão Técnica Nacional de Governança da Abrapp.

Nesse mesmo dia, às 15h30, no estande Institucional ABRAPP/ICSS/SINDAPP e UNIABRAPP foi lançado o Guia Governança nas EFPCs – Estrutura Mínima e Melhores Práticas, do qual Adriana Barreto é coautora.

Ainda no dia 13/09, às 17h, Karla Maia, membro da Comissão Técnica Nacional de Relacionamento com Participante, apresentou uma palestra bastante sensibilizadora com o tema: “O Papel Fundamental do Relacionamento Potencializando a Confiança na Entidade”, que abordou a importância da humanização no atendimento cuja percepção pelo participante está diretamente relacionada à imagem que ele construirá sobre a Entidade e a gestão da Diretoria Executiva.

Os 50 minutos de apresentação foram divididos com a Diretora da Sistel, Adriana Meirelles, que aproveitou a contextualização para discorrer sobre o case Primarização da Central, de sua própria Entidade.

Representando a ELETROS, também, estiveram presentes no congresso, a Diretoria Executiva, alguns membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, além dos especialistas que atuam nas áreas de Assessoria de Alocação de Ativos e Assessoria aos Órgãos Estatutários.

A seguir confira o depoimento de cada um deles:

 

"Um importante fórum para apresentação de ideias e casos concretos que contribuirão para o crescimento e aperfeiçoamento das EFPC”.

Jack Nottingham Steiner – Conselheiro Deliberativo

“Pude observar no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, os desafios que a nossa Fundação ELETROS têm que enfrentar para cumprir sua missão, em administrar efetiva e eficientemente os recursos financeiros para garantir um complemento de renda, no momento mais importante da vida dos participantes que é quando nos aposentamos”.

Rosane Barboza da Silva – Conselheira Deliberativa

"Um importante ambiente de discussão dos temas atuais, entre os principais Entes do sistema previdenciário, possibilitando a identificação, compreensão e reflexão sobre os desafios que marcam o setor previdenciário no País, além de proporcionar um intercâmbio de conhecimentos possibilitando o desenvolvimento e aprimoramento de todos os envolvidos das EFPCs. Agradeço enormemente pela oportunidade”.

Alessandra Lemos de Souza – Conselheira Deliberativa

"Ao participar da 37ª edição do Congresso da ABRAPP tive a oportunidade de assistir a palestras e debates sobre Previdência Complementar com relevante teor contributivo para o meu desenvolvimento na atuação como Conselheiro Fiscal. Desta forma houve a interação com outros conselheiros de Fundações similares, onde, entre outros assuntos, foram principalmente discutidas as perenidades dos Fundos, bem como a Governança dos mesmos”.

Não poderia deixar de ressaltar a excelente palestra proferida pelas Gestoras da Fundação, Adriana Barreto e Karla Maia.

Eleilson Santos Costa – Presidente do Conselho Fiscal

"Nos sentimos muito satisfeitos com a participação da ELETROS na 37ª Edição do Congresso da Abrapp. Encontro onde as gestoras da Fundação, Adriana Barreto – Gestão de Riscos e Compliance e Karla Maia – Gestão de Relacionamento com Participante, foram convidadas para integrar a mesa de palestrantes nesse importante evento de Previdência Complementar Fechada da América Latina e realizaram uma ótima apresentação.

A presença da ELETROS nesse congresso, além de ter sido uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento dos nossos profissionais, possibilitou forte interação com a indústria de previdência complementar em um ambiente de desenvolvimento institucional que contou com a participação das lideranças mais importantes do setor.

Para nós da ELETROS, também, foi motivo de orgulho representar a nossa Fundação num evento desse porte”.

Diretoria Executiva da ELETROS

"Para mim foi uma grande oportunidade ter sido designada para participar do 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, marcado pelas mensagens de dinamismo, quebra de antigos paradigmas, rumo ao maior desenvolvimento e fomento do segmento. São desafios que não dependem só de nós, mas que, de forma unida, pautarão nossas atividades para seguirmos em frente com excelência e criatividade, sempre em prol de nossa comunidade."

Malba Patrícia Herbene da Cunha Palhano

"A mensagem foi mais do que um alerta para todos nós, foi um sério desafio a mudanças, o tempo é de transformações na previdência social e complementar, a Carta do Congresso divulgada no final do evento é muito reveladora da urgência do momento".

Jair Ribeiro Pereira Filho – Assessoria de Alocação de Ativos

Ter sido convidada pela ABRAPP para palestrar no Congresso Nacional, contar com o incentivo dos meus diretores quanto à minha participação e ser acolhida por eles e nossos Conselheiros no pós-palestra, para mim foi uma emoção indescritível, um momento mágico; reconhecimento profissional e pessoal que não há como traduzir  tamanha felicidade." 

Karla Maia – Gestão de Relacionamento com Participante

"Coordenar a construção de um Guia sobre Governança nas EFPC que foi lançado no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que também teve a participação da colaboradora Rita Análio que compõe a equipe da GRC e palestrar sobre os principais agentes de governança, abordando situações como conflito de interesses, qualificação e competências, inspirada nas práticas da ELETROS e incentivada pela Diretoria Executiva, além de uma grande emoção, foi a motivação para continuar levando às entidades a revisitarem as suas estruturas e mecanismos de governança que devem estar à altura da missão do regime de previdência complementar​."

Adriana Barreto – Gestão de Riscos e Compliance