Pró equidade de gênero e raça

+A -A

O Programa

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que tem por finalidade o desenvolvimento de concepções e procedimentos na gestão de pessoas e na cultura organizacional, para alcançar a equidade de gênero no mundo do trabalho.

 

O Programa está em sua 5º edição, tendo sido criado no ano de 2005. A ELETROS participa do Programa desde a sua 3º edição, sendo premiada com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em todas as edições que participou.

 

O Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça visa distinguir as organizações comprometidas com a justiça social, a igualdade de gênero, etnicorracial e o trabalho decente, conjugado a lógica do exercício dos direitos com a lógica dos negócios, considerando que a igualdade entre homens e mulheres constitui um pilar fundamental da gestão organizacional e do êxito empresarial.


 

Secretaria de Políticas para as Mulheres

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente.

 

A atuação da SPM desdobra-se em três linhas principais de ação:

 

  • Políticas do Trabalho e da Autonomia Econômica das Mulheres;
  • Enfrentamento à Violência contra as Mulheres;
  • Programas e Ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Participação Política, Igualdade de Gênero e Diversidade.

 

Acesse o site aqui.

Notícias

Disney apresenta casal lésbico inter-racial em animação infantil​

 

 

A representatividade de gênero, orientação sexual e raça parece cada vez mais presente nas produções da Disney. No último sábado, um episódio de Doutora Brinquedos (Doc McStuffins, no título original), apresentou um casal de lésbicas inter-raciais como pais.

O episódio intitulado The Emergency Plan (Plano de Emergência, em tradução livre) ensinava as crianças a se preparar em casos de terremotos. A relação homossexual foi mostrada com naturalidade e não foi o tema do enredo. Doutora Brinquedos está em sua quarta temporada e vai ao ar nos Estados Unidos e no Brasil no canal Disney Channel.

“Eu sempre imagino o Doutora Brinquedos como algo que mostre o que é aceitar todos como parte de nossas comunidades. Eu sou parte de uma família de duas mães, então tenho orgulho de fazer um episódio que reflita o mundo do meu filho”, afirmou a criadora do desenho, Chris Nee, em entrevista ao portal GLAAD.

Esta não é a primeira vez que a Disney dá indícios de que pretende introduzir a temática LGBT em seus filmes, séries e animações. Em março, o episódio Just Friends (Apenas amigos), da animação Star vs. as Forças do Mal mostrou o primeiro beijo gay em um desenho da produtora americana. Além disso, em 2014, um episódio da série Boa Sorte, Charlie! também apresentou um casal de lésbicas.