Perfis de Investimento

+A -A

Sobre os perfis

Os Perfis de Investimento são uma tendência mundial que vieram para agregar flexibilidade aos planos de contribuição definida (CD). Cada vez mais os planos de previdência tem possibilitado que o participante escolha o perfil de investimento que melhor se adeque as suas necessidades, ou seja, a reserva será constituída de acordo com essa decisão.

Pode-se dizer que cada perfil é desenhado para um tipo de investidor (participante), com as suas particularidades em relação à exposição ao risco e ao seu momento de vida. São cinco opções de perfis de investimento oferecidas: Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo e o Perfil ELETROS.

Desde 2010, a ELETROS oferece opções de investimentos para os participantes e assistidos (aposentados e pensionistas) dos planos CD Eletrobrás e CD ONS. Nesse mesmo ano foi aberta a possibilidade, semestral, de alteração de perfis, permitindo assim que o participante escolha por aquele perfil que melhor se relaciona com as suas características de investidor.

A abertura para troca de perfil ocorre de 15 de abril a 15 de maio e de 16 de outubro a 19 de novembro e, durante estes períodos a ELETROS divulga esclarecimentos sobre os perfis e realiza apresentações para esclarecer dúvidas sobre o tema.

Você pode encontrar todas as informações sobre nossos Perfis de Investimento na Cartilha explicativa.

 

Perfil Super Conservador

O PERFIL SUPER CONSERVADOR não possui alocação em renda variável, investe nos demais segmentos, mas sua predominância absoluta é na renda fixa.

É mais apropriado ao participante com baixa tolerância ao risco de mercado, seja porque está próximo à aposentadoria, porque já se encontra na condição de assistido ou por outro motivo.

Não se deve esquecer que os títulos de renda fixa também possuem risco de mercado, principalmente os de prazos mais longos, o que faz com que haja oscilações na rentabilidade e no valor da cota deste perfil, embora menos intensas do que nos demais.

 

Perfil Conservador

O PERFIL CONSERVADOR possui uma alocação em renda variável de 15%, investe nos demais segmentos, sua predominância é na renda fixa, embora em percentual menor do que no SUPER CONSERVADOR.

É mais apropriado ao participante ou assistido que almeja rentabilidade, em média, acima da renda fixa, aceita correr um pouco mais de risco de mercado, embora considere a segurança como fator relevante.

É importante ressaltar que, por questões operacionais, a alocação em renda variável deste perfil pode variar, a critério exclusivo da ELETROS e de forma transitória, em até 5 pontos percentuais para mais ou para menos, situando-se, portanto, no mínimo de 10% e no máximo de 20% do patrimônio.

 

Perfil Moderado

O PERFIL MODERADO possui uma alocação em renda variável de 30%, investe nos demais segmentos, sua predominância é na renda fixa, embora em percentual menor do que os perfis Super Conservador e Conservador.

É mais apropriado ao participante ou assistido com boa tolerância ao risco de mercado, disposto a aceitá-lo em troca de maior rentabilidade no longo prazo.

É importante ressaltar que, por questões operacionais, a alocação em renda variável deste perfil pode variar, a critério exclusivo da ELETROS e de forma transitória, em até 5 pontos percentuais para mais ou para menos, situando-se, portanto, no mínimo de 25% e no máximo de 35% do patrimônio.

 

Perfil Agressivo

Este perfil tem um sentido inverso ao do SUPER CONSERVADOR, é mais apropriado ao participante ou assistido com alta tolerância ao risco de mercado, seja porque possui melhor entendimento de finanças, seja por estar distante da aposentadoria ou por outro motivo.

Sua alocação em renda variável de 45% tende a se equivaler à da renda fixa, embora também invista nos demais segmentos.

É importante ressaltar que, por questões operacionais, a alocação em renda variável do PERFIL AGRESSIVO pode variar, a critério exclusivo da ELETROS e de forma transitória, em até 5 pontos percentuais para mais ou para menos, situando-se, portanto, no mínimo de 40% e no máximo de 50% do patrimônio.

 

Perfil Eletros

O PERFIL ELETROS é destinado ao participante ou assistido que prefere transferir toda a gestão dos investimentos aos especialistas da ELETROS e, assim, abrir mão de escolher a alocação em renda variável, diferentemente dos demais perfis.

No PERFIL ELETROS, a alocação em renda variável varia de acordo com o intervalo aprovado na política de investimento de cada exercício, cuja responsabilidade pela decisão é exclusiva dos comitês internos.

 

Descubra o seu perfil

  • 1) Quantos anos faltam para a minha aposentadoria?

  • 2. Tenho uma situação financeira estável?

  • 3. Aceito assumir riscos no curto prazo, pois acredito que no longo prazo o retorno será maior.

  • 4. Ganhar o máximo que puder é importante para mim, mesmo que eu tenha que correr algum risco de perder parte dos recursos investidos.

  • 5. Prefiro ver meus investimentos crescendo constantemente, sem altos e baixos, mesmo que a longo prazo eu tenha um retorno menor.

  • 6. Evitar perdas neste ano é mais importante do que o crescimento a longo prazo. Eu quero proteger minha poupança a curto prazo.

  • 7. Tenho razoável experiência e conhecimento de fundos de investimento.

Soma das Colunas

A soma geral de todas as colunas foi de 0. Baseado nesse resultado, veja o tipo de alternativa mais apropriada para o seu perfil:

Até 18 pontos:
Indicativo de Perfil Super Conservador

Entre 19 e 32 pontos:
Indicativo de Perfil Conservador

Entre 33 e 46:
Indicativo de Perfil Moderado

Acima de 46 pontos:
Indicativo de Perfil Agressivo