Diretoria da ELETROS realiza apresentação sobre o Plano CD Eletrobrás na AEEL

20/06/2016

A Diretoria Executiva da ELETROS realizou hoje, dia 17 de fevereiro, na Associação dos Empregados da Eletrobras – AEEL, apresentação sobre a metodologia de cálculo do benefício dos assistidos do Plano CD Eletrobrás. 

O Presidente Afrânio Barreira de Alencar Matos Filho comentou sobre o momento difícil da economia brasileira e o consequente impacto sobre a rentabilidade dos Planos de Benefícios administrados pela Fundação e igualmente sobre toda a indústria de Fundos de Pensão no Brasil.

Ressaltou, ainda, que a Fundação mantém em sua carteira de investimentos ativos de excelente qualidade não tendo nunca sido alvo de denúncias ou causado prejuízos aos participantes e assistidos por má gestão ou escolhas indevidas ou impróprias.

Todas as decisões de investimento são discutidas amplamente em diversos Comitês internos, além de necessitar da aprovação da Diretoria (por decisão unânime) e em alguns casos, devido aos valores envolvidos, da aprovação do Conselho Deliberativo da ELETROS.

Esclareceu que, embora o momento seja difícil, também temos boas notícias, tais como:

. A Eletrobras quitou em 30/01/2016 as dívidas relativas à Contribuição Extraordinária I pagando multa, juros e atualização monetária;

. No dia último dia 15, a Diretoria da Eletrobras aprovou o plano de equacionamento do déficit de 2013. O Plano de Equacionamento será encaminhado para deliberação do Conselho da Eletrobras no dia 24 de fevereiro;

. Assinatura de Convênio de Reciprocidade com a Gama Saúde, estendendo a cobertura assistencial do Eletros-Saúde para todo o país;

. Novo Convênio Farmácia que será lançado em março ampliando a rede conveniada a nível nacional

. A implantação do novo sistema previdenciário que trará mais segurança aos processos da Fundação e novas possibilidades de acesso e consulta dos participantes e assistidos, incluindo uma aplicação para uso em telefone celular. 

Na sequência, o Diretor de Benefícios Previdenciários, Marcio Silvado, fez a apresentação "Entendendo o Cálculo dos Benefícios do Plano CD Eletrobrás", esclarecendo os fatores financeiros e atuariais utilizados no cálculo do valor do benefício através de exemplos e simulações. Destacou, também, a importância do assistido definir o perfil de investimento e o prazo para recebimento do benefício mais adequados a sua realidade.

Finalmente, o diretor Financeiro, Luiz Guilherme de França Nobre Pinto, comentou sobre as perspectivas futuras da economia e a alocação dos ativos nos planos de previdência. 

A Diretoria Executiva da ELETROS agradece a presença de cerca de 40 pessoas que compareceram ao evento e demonstraram assim seu interesse em conhecer mais sobre a Fundação e o seu plano de benefício.

Clique aqui para visualizar a apresentação exibida durante o evento!